“Não existe vitória sem luta e sociedade sem seus ideais.”

José Maria Simões Brandão, morador e filho do comunidade Belo Horizonte (Anchieta), herdou de seus familiares o espírito coletivo e de liderança. Com mais de 25 anos de voluntariado, aprendeu com seus pais, José Brandão e Edith Olga Simões Brandão (líder de saúde por 17 anos em Anchieta), a essência e o “sabor” em ajudar o próximo. Consequentemente, seus princípios estão enraizados na família e acredita que isso seja o motivo de todas suas conquistas.     

Casado e pai de três filhos, começou sua carreira profissional desde a sua juventude, trabalhando como autônomo em serviços prediais de sistema de gás.

Sua luta começou cedo, trabalhando como coordenador da Pastoral do Dízimo na Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Anchieta.  Na mesma ocasião, assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho dos pais e alunos da Escola de Olivânia (Mepes), sendo este exercido por seis anos seguidos.

Já como representante da sociedade civil organizada, foi presidente da Associação de Moradores de Belo Horizonte (ACOBHE) por dois mandatos (quatro anos) e vice-presidente também por dois mandatos. Neste período a Associação de Moradores conquistou, juntamente com Zé Maria, projetos de melhorias para a comunidade, como: pavimentação e sistema pluvial; projeto de piscicultura em tanques redes (investimento  privado e público); Curso de Informática para vinte jovens e projeto visão para todos (benefício social via Associação de Moradores); fortalecimento da Caminhada Ecológica Ecomonte Urubu, visando à criação da unidade de conservação Monte Urubu (decretada UC - Unidade de Conservação, no dia vinte de outubro de 2013).

Também participou ativamente de Conselhos Municipais (Plano Diretor Municipal – PDM; Conselho de Meio Ambiente; Fórum de UBU; FALAS - Órgão Fiscalizador das Condicionantes da Samarco; Fórum de Entidades), sempre buscando melhorias para municipalidade.

Na última gestão da prefeitura, trabalhou como encarregado de obras e ficou responsável pelo sistema de abastecimento de água do interior do município.

Todo esse histórico revela uma valorização das riquezas da municipalidade e um grande conhecimento de suas necessidades, realidades que motivam o vereador José Maria, que está no seu primeiro mandato, a continuar seu trabalho de defesa das causas Ambientais e Socioeconômicas com transparência, seriedade e compromisso.

 
MANDATOS
8ª Legislatura 01/01/2017 a 31/12/2020
Participação em Comissões

Cargo: Presidente (02/01/2019 a 31/12/2020)

Comissão: COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL - 2ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2019 a 31/12/2020)

Comissão de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social: COMISSÃO: INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO E SAÚDE - 2ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2019 a 31/12/2020)

Proteção e Defesa ao Meio Ambiente: COMISSÃO DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - 2ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2019 a 31/12/2020)

Comissão de Direitos Humanos e Minorias: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS - 0ª Formação

Cargo: Relator (01/01/2019 a 31/12/2020)

Comissão de Direitos Humanos e Minorias: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS - 2ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2017 a 31/12/2018)

Comissão Proteção e Defesa ao Meio Ambiente: COMISSÃO DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - 1ª Formação